Estabelecer rotina na vida de uma criança é muito importante, pois com uma rotina bem estabelecida ela compreenderá o que se espera dela na maior parte do seu dia.
Dormir sempre no mesmo lugar, comer sempre à mesa, tomar banho sempre no mesmo horário, seguir regras estabelecidas pela escola como “dia do brinquedo” ou uso do uniforme, entre outros momentos, fará com que ela se programe mentalmente e crie sua própria rotina e assim se organize melhor. A rotina transmite segurança. E isso se estende aos familiares também, pois os conflitos entre os membros da casa acabam diminuindo, afinal, todos sabem a hora e o lugar em que cada situação acontecerá.
Mas vale ressaltar que a rotina não precisa determinar a vida da família, restringindo saídas ou a participação em eventos ou viagens. Exceções podem e devem existir, para que a rotina não seja um peso nas decisões e para que não se tornem rituais inflexíveis.
Sair da rotina será ainda melhor, pois será ocasional e não uma constante.
Quando acontecerem situações que saiam da rotina explique com tranquilidade, mostrando que naquele dia será diferente.
A criança não só vai compreender melhor, como sentirá mais segurança, se sentirá mais acolhida e curtirá ainda mais os momentos diferentes do que está acostumada.