Mentir para criança?

“Homem do saco”, “bicho papão” e outros personagens ainda são usados por algumas famílias a fim de disciplinar as crianças. “A mamãe e o papai vão jantar fora mas você não vai porque o tio do restaurante não deixou”, “o Toby foi viajar” ao responder sobre a morte do cachorrinho da família. “Você não pode tomar vinho porque faz mal”, e você está tomando uma taça de vinho nesse momento.

Bom, poderíamos listar inúmeras frases ditas por familiares que não são verdadeiras!

Muitas vezes tais frases são usadas para poupar a criança a enfrentar situações difíceis de lidar ou que não tem explicações fáceis. Mas agindo dessa forma, pode-se gerar insegurança ou ansiedade nas crianças e além disso, não passar credibilidade por parte do adulto. Opte sempre pela verdade, procurando falar em uma linguagem que a criança possa entender pelo menos a essência do que se está dizendo, ou utilize meios mais concretos para que entenda melhor.
Sem muitas explicações, procure responder ou dizer apenas o essencial, principalmente em situações mais complexas, como divórcio, morte, assalto, acidentes, entre outros.

E lembre-se, vocês não terão a resposta para tudo, então vocês podem dizer que também não sabem e vão descobrir, ou poderão pedir ajuda a profissionais especializados.

Buy now